Ainda existem pessoas que se perguntam se os elevadores são seguros, entretanto o elevador é um dos meios de transportes mais seguros que existe devido à vários fatores, mas, principalmente, devido à sua engenharia de criação.
O industrial Elisha Otis, que instalou o primeiro elevador de passageiros em Nova York, realizou uma demonstração pública na feira mundial de 1854 em Nova York, na qual içou uma plataforma bem acima de uma multidão e cortou o cabo com um machado. “Tudo seguro”, proclamou quando seu dispositivo de segurança interrompeu a queda. Era um sistema inteligente: se a corda se rompesse, uma catraca se abriria e pegaria em racks que corriam ao longo do eixo, parando a descida da cabina quase imediatamente.
A maioria dos edifícios com mais de quatro andares usa elevadores de tração que funciona a partir de um motor. Na parte superior do motor, um eixo gira uma roldana que levanta e abaixa os cabos conectados à cabine e um contrapeso. As engrenagens conectam o motor e a roldana em sistemas mais lentos. Elevadores mais rápidos não possuem engrenagens, a roldana é acoplada diretamente.
A maquinaria toda normalmente preenche uma sala inteira acima ou ao lado da parte superior do eixo, ocupando o que poderia ser o terraço.
Mas as inovações estão permitindo que os construtores alojem o equipamento na cabeça do próprio eixo ou contra uma parede lateral.
Algumas empresas estão usando motores sem engrenagem de ímã permanente, que são menores que os modelos tradicionais, mas se tornaram igualmente poderosos.
Há ainda algumas pessoas que acham os elevadores desconfortáveis devido à claustrofobia ou ao medo de espaços fechados. Mas chances de ficar preso, para alguém que pega um elevador em média 8 vezes por dia, são de 1 em 5.000 por mês.
O recorde de maior apreensão pertence a Nicholas White, que, em 1999, passou um fim de semana inteiro – 41 horas – preso dentro de um elevador em seu prédio de escritórios, depois que decidiu fumar na sexta-feira à noite. O elevador foi desligado para manutenção no meio da viagem e, por isso, ele ficou preso. Algo bem incomum, já que na maioria dos casos os bombeiros ou empresas especializadas em elevadores, como a Elevacon, libertam o passageiro em questão de poucas horas.
Vários estudos foram feitos e melhorados ao longo dos anos de modo que, hoje, os elevadores estão entre as formas de transporte mais seguras e são mais seguros do que as escadas rolantes e até escadas (devido a quedas). Entretanto, infelizmente, acidentes ainda podem acontecer, por isso é recomendável a manutenção preventiva periodicamente e até mesmo a modernização ou troca de elevadores muito antigos.
A Elevacon é uma empresa especializada em elevadores. Prestamos assistência e manutenção, realizamos instalações e modernizações em qualquer tipo de elevador para que os usuários deste transporte vertical estejam sempre seguros!